Parceiros
O ACTUA é coordenado pela Transparência Internacional Portugal, com a Compañía Teatral Bocamandja e a Asociación para el Apoyo de la Mujer Africana (ASAMA) como parceiros.
Companhia teatral Bocamandja
Companhia teatral formada por jovens da Guiné Equatorial que durante os 15 anos da sua existência tem representado obras de autores nacionais e internacionais por todo o território nacional e internacional, e que trabalha com o objetivo de fomentar o teatro naquele país. Difunde obras de autores nacionais, africanos, ibero-americanos e europeus para aumentar a consciência social sobre temas de género, saúde pública, direitos humanos e questões ambientais. Nos últimos anos, esta Companhia trabalhou com várias instituições nacionais e internacionais, com destaque para as campanhas sobre escolarização de crianças, prevenção do HIV e Teatro contra a violência de género, Teatro e Direitos Humanos ou a campanha de prevenção de gravidezes precoces e educação sexual. Têm 20 membros em Malabo, capital da Guiné Equatorial, 2 na ilha de Annobon e 4 na cidade de Bata.
Asociación para el Apoyo de la Mujer Africana (ASAMA)
A Asociación para el Apoyo de la Mujer Africana (ASAMA) desenvolve trabalho relacionado com os direitos das mulheres e tem uma ampla presença na cidade de Bata, podendo ter uma influência significativa na região continental e na sensibilização das autoridades, ao fazer propostas eficazes sobre as questões de proteção das mulheres. A ASAMA tem cerca de 50 voluntários e o seu trabalho no combate à propagação da COVID-19 na Região Continental merece destaque pela sua relevância. Por outro lado, também tem sido a organização de referência para a assistência humanitária após as explosões num quartel em Bata, a 7 de março de 2023, em que até as suas próprias instalações foram afetadas.